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Proposta Pedagógica:

As concepções teóricas que alicerçam a Creche Escola Corujinha do Recreio, se baseiam no construtivismo e na concepção sócio interacionista do desenvolvimento. Nesta concepção, a criança é um sujeito ativo em seu processo de construção da aprendizagem, autor de seu próprio conhecimento. As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção do seu conhecimento. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências e nos primeiros anos tem repercussão fundamental na construção da subjetividade e de sua identidade, que envolvem a relação com o mundo no convívio social, na interação do sujeito com o meio e com outros indivíduos e com seu próprio fazer, contribuindo em seu desenvolvimento pleno, harmonioso e na formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários, valorizando a dimensão humana.

Nas obras de Jean Piaget e Vygotsky encontram-se as bases epistemológicas que fundamentam nossas práticas pedagógicas. Diversos outros autores e grandes educadores, tais como: Henry Wallon, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Yves de La Taille e Howard Gardner entre outros, que contribuíram para a elaboração da proposta construtivista de caráter sócio interacionista, diversificando nossa visão sobre o desenvolvimento infantil.

Enfim, a Proposta Pedagógica da Creche será um instrumento de grande validade, pois, evidenciará a importância do trabalho executado, onde a brincadeira, o lúdico, o artístico e o científico irão se fundir e complementar-se, formando um contexto em que a criança construirá os seus conhecimentos de maneira contínua e gradual, porque conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.